Lançamento Horizontal

O lançamento horizontal é um movimento composto por um movimento horizontal e um movimento vertical
Segundo Galileu, se um móvel apresenta um movimento composto, cada um dos movimentos componentes se realiza como se os demais não existissem e no mesmo intervalo de tempo. Esse é o princípio da Simultaneidade. 

Quando um corpo é lançado horizontalmente, ele descreve um movimento parabólico em relação à Terra. De acordo com o princípio da simultaneidade, o lançamento horizontal é o resultado da composição de dois movimentos simultâneos e independentes: queda livre e movimento horizontal. 

Gráfico do Lançamento Horizontal
No movimento de queda livre, movimento vertical, o corpo se move em razão da ação da gravidade. Assim, podemos dizer que o movimento é uniformemente variado, pois a aceleração gravitacional é constante. 

No caso do movimento horizontal, a velocidade v0 permanece constante. Portanto, o movimento é uniforme. A velocidade do móvel ao final do trajeto permanece a mesma do início desse trajeto. 

Em cada ponto da trajetória, a velocidade resultante v, do corpo lançado, é a soma vetorial da velocidade v0 na direção do eixo x (horizontal) com a velocidade vy na direção do eixo y (vertical). A velocidade resultante se altera a cada instante em virtude da alteração da velocidade vertical, cujo módulo varia em face da aceleração gravitacional. 


É importante salientar que a velocidade inicial na direção vertical é igual a zero, pois no início da queda o móvel não tem movimento vertical. 

As equações para o lançamento horizontal são: 

Para o movimento de queda livre: 
h = gt2  /2
 Para o movimento horizontal 

x = x0 + v0t

Exercícios

Questão 1. (CEFET)
Uma bola de pingue-pongue rola sobre uma mesa com velocidade constante de 2m/s. Após sair da mesa, cai, atingindo o chão a uma distância de 0,80m dos pés da mesa. Adote g= 10 m/s², despreze a resistência do ar e determine:
a) a altura da mesa.
b) o tempo gasto para atingir o solo.

Questão 2. (PUCC-SP)
Um avião, em vôo horizontal, está bombardeando de uma altitude de 8000 m um destróier parado. A velocidade do avião é de 504 km/h. De quanto tempo dispõe o destróier para mudar seu curso depois de uma bomba ter sido lançada? (g = 10 m/s2).

Questão 3. (F.C.CHAGAS-SP)
Um avião precisa soltar um saco com mantimentos a um grupo de sobreviventes que está numa balsa. A velocidade horizontal do avião é constante e igual a 100 m/s com relação à balsa e sua altitude é 2000 m. Qual a distância horizontal que separa o avião dos sobreviventes, no instante do lançamento?

Questão 4.
Após  uma  enchente,  um  grupo  de pessoas  ficou  ilhado  numa  região.  Um avião de salvamento, voando horizontalmente  a  uma  altura  de  720m  e mantendo  uma  velocidade  de  50m/s, aproxima‐se  do  local  para  que  um  pacote com  medicamentos  e  alimentos  seja lançado  para  as  pessoas  isoladas.  A  que distância,  na  direção  horizontal,  o  pacote deve ser abandonado para que caia junto ás pessoas?  Despreze  a  resistência  do  ar  e adote g=10m/s².

Questão 5. (Unitau)
O "tira-teima" da Rede Globo de televisão calculou a velocidade da bola que bateu na trave do gol como sendo de 1,1 × 102 km/h. Se o tempo necessário para a bola atingir a trave, desde quando foi chutada, é de 0,5 s, e sendo a velocidade constante nesse tempo, pode-se afirmar que a distância que a bola estava do gol, imediatamente antes do chute, era da ordem de:
a) 25 m.
b) 15 m.
c) 55 m.
d) 40 m. 
e) 30 m.

Gabarito

1. a) 0,8m
b) 0,4s
2. 40 s
3. 2000 m
4. 600 m
5. B